CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
A linguagem oral é a forma de comunicação mais antiga, muito anterior à escrita. Ela tem um papel importante no desenvolvimento cultural e cognitivo, contribuindo também para a construção do pensamento crítico. O ato de contar histórias instrui, socializa e diverte as crianças. Ao escutar o mediador contar a história, a criança instintivamente abre um precedente para a sua formação como leitor. As narrações e as leituras permitem que as crianças desenvolvam seus pensamentos, suas linguagens, atenção, memória e sensibilidade. Os contadores de histórias são mediadores deste processo, tarefa de extrema importância e responsabilidade ao envolver a criança, dando vida aos sonhos, o despertar das emoções, transportando-os para o mundo da fantasia.
CAFÉ LITERÁRIO
Os cafés literários são espaços de diálogo, leitura de textos, debates e reflexões sobre processos criativos e pesquisas. Neles também é possível trocar experiências e partilhar saberes entre o público, escritores, professores, editores e outros profissionais que são convidados para os debates, além do público que interessa pela área de literatura. Em minhas experiências percebo a riqueza que se reveste o encontro entre o escritor e seus leitores. Eventos como estes incentivam e estimulam os alunos para o mundo da leitura, da pesquisa e da produção textual.
RODA DE CONVERSA – LITERÁRIA
As rodas de conversas literárias são momentos dedicados ao debate sobre um determinado tema, nos quais os participantes se reúnem formando um círculo e todos têm oportunidade de expressarem-se, dentro de uma determinada ordem, previamente informada pelo mediador, que é a pessoa responsável por organizar e conduzir o diálogo. Nas rodas que tenho participado, assuntos como processos criativos, pesquisas, planejamento, estudos literários e marketing são alguns assuntos das rodas. Elas acontecem em bibliotecas, academias, universidades, colégios e em feiras.
SEMANA LITERÁRIA
A Semana Literária promovida por colégios, escolas de ensino infantil e fundamental, universidades e academias são eventos culturais que tem por objetivo incentivar a leitura, a escrita levando o leitor a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Como consequência, uma troca de saberes e a formação de mais leitores é fortemente percebida. Nas semanas que participo, debates sobre processos criativos, apresentações das obras, contações de histórias e rodas de conversa são exemplos de atividades que desempenho ao lado outros escritores.
FEIRA DO LIVRO
As feiras de livros são eventos culturais cujo foco principal é a leitura, geralmente organizada por setores públicos em conjunto com a iniciativa privada, o que faz deste evento uma expressão cultural associada à interesses comerciais. Nestas feiras é possível encontrar atividades culturais diversificadas, as quais não estão somente ligadas à leitura, mas também a outras manifestações culturais, como a música, a dança, as artes plásticas, o teatro e o cinema, entre outras. Como participante de feira de livro como Escritora Independente, vejo o evento como um dos maiores desafios dentro da carreira literária. Enfrentar os gigantes livreiros não é uma tarefa fácil, no entanto a feira me oportuniza palestrar temas como: O LIVRO É DIFÍCIL MAS É POSSIVEL e EDUCAÇÃO E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS ATRAVÉS DO LIVRO. O lançamento de duas obras com contação de histórias me possibilitou ficar perto do público infantil e fazer contatos com professores e diretores de instituições de ensino, o que considero de extrema relevância dentro de eventos como este.
PALESTRA LITERÁRIA
Com os temas: O LIVRO É DIFÍCIL MAS É POSSIVEL: tenho a oportunidade de trabalhar sobre os desafios enfrentados pelo escritor independente e como o perfil criativo empreendedor é imprescindível para o sucesso de sua carreira.
Já o tema EDUCAÇÃO E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS ATRAVÉS DO LIVRO, apresenta aos pais e professores a oportunidade de trabalhar os sentimentos, a linguagem e as emoções com as criança através da mediação da leitura.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Através dos livros A FAMÍLIA DO SR LAGARTO e O GAMBAZINHO TRAVESSO, ambos de literatura infantil que apresentam prefácio e posfácio sobre os dois protagonistas das obras literárias, o lagarto teiú e o gambá, é possível trabalhar com os alunos e professores, conceitos básicos de educação ambiental que são de extrema importância na formação de nossas crianças. A Educação Ambiental promove uma conscientização do que realmente pode-se entender sobre o que é sustentabilidade. Também dissemina o conhecimento sobre o ambiente ajudando na preservação e conscientização na utilização sustentável dos recursos que estão a nosso dispor. A Educação Ambiental mostra-se como um instrumento modificador melhorando a relação do homem com a natureza.